domingo, 29 de setembro de 2013

Situação de aprendizagem "3RS"

Grupo 1
Situação de aprendizagem: Os 3 RS
Eixo temático: Ser humano e saúde
Conteúdo: O consumo consciente e a importância dos  3Rs
Publico alvo: 6º ano
Tempo previsto: 6 aulas
Objetivos:
● Reconhecer a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente.

● Identificar hábitos e atitudes das famílias, referentes à coleta seletiva do lixo.

● Aprender a separar o lixo a partir de atitudes simples no cotidiano.

●Produzir e divulgar cartazes para conscientizar toda comunidade escolar sobre a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente.

Habilidades:
● Ler e interpretar textos sobre a importância dos 3 Rs.
● Reconhecer ou representar por meio de diferentes linguagens, características de locais poluídos.
● Identificar e argumentar sobre as vantagens dos principais métodos de coleta e destinação de lixo, tendo como parâmetro a preservação ambiental e a saúde coletiva.
● Identificar e caracterizar os principais métodos de coleta e destinação do lixo.
● Identificar as condições que facilitam ( ou dificultam) o processo da reciclagem do lixo, bem como as vantagens ambientais do reaproveitamento dos materiais nele presentes.
Recursos utilizados: multimídia, papel sulfite, canetinhas, lápis, régua, borracha, matérias recicláveis, cola, tesoura, barbante, lápis de cor.
Desenvolvimento
1º momento
Utilizar o espaço da “roda de conversa” para motivar os alunos, para isso organiza-los em um círculo, afastando as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, utilizando a multimídia para assistir o vídeo com a turma.



Turma da Mônica- Um plano para salvar o planeta.
Esse vídeo fala sobre a importância de preservar a natureza, porém, a personagem Dorinha chega com uma má notícia. Mesmo sem enxergar, ela sabe que o Cascão voltou a ficar sujo, mais ainda do que era antes. O efeito da poção criada por Franjinha era apenas temporário. Logo em seguida, Chico Bento encontra com o grupo e reclama de mais uma pescaria fracassada. Eles, então, descobrem que a poluição alcançou até a roça. Com todos esses acontecimentos, a turma entende que a solução para preservar a natureza são os três “R”s: reduzir, para gastar menos; reutilizar, para aproveitar coisas que seriam jogadas fora; e reciclar, para usar novamente o que virou lixo. Esse é o plano para salvar o planeta. 
Após a exibição do vídeo, conversar com os alunos sobre o conhecimento deles sobre reduzir, reciclar e reutilizar.
● O que é reciclar?

● Qual a importância da reciclagem do lixo para o meio ambiente?

● Qual a diferença entre reciclar, reduzir e reutilizar?

Vamos ajudar a salvar o planeta!

 Você sabia que existem formas de diminuir o volume de lixo produzido e ajudar a preservar o meio ambiente? São atitudes importantes, que todas as pessoas devem ter:
Propor uma pesquisa no acessa escola, juntamente com os alunos acessar o site abaixo no sobre os 3 Rs.



REDUZIR o volume de lixo produzido;
"R" de Reduzir
O primeiro passo para diminuir a quantidade de lixo é sem dúvida reduzir o que consumimos. Consumir não é necessariamente adquirir alimentos, e sim produtos para qualquer finalidade. Muitas vezes compramos coisas das quais não precisamos, e ficamos dias, meses e anos acumulando "tranqueiras" quando um belo dia decidimos renovar tudo (principalmente na passagem do ano, não é?) e jogamos todas as nossas "tranqueiras" fora.
Uma outra forma que aumentamos o lixo de casa sem muitas vezes perceber é comprando produtos revestidos com muitas embalagens que no final jogamos fora, ou com embalagens não recicláveis, por exemplo o isopor.
Então por que não pensamos um pouquinho mais quando fazemos compra, se realmente precisamos das coisas que compramos, pois além de diminuir o lixo, muitas vezes estaremos economizando!


REUTILIZAR tudo o que for possível, em vez de jogar fora;

"R" de Reutilizar
Após pensarmos em reduzir o que consumimos podemos agora procurar reutilizar as coisas antes de jogá-las fora. Podemos reaproveitar os potes de sorvete para guardar comida, fazer arte com garrafas de refrigerante ou jornal, por exemplo papel machê. Imagine se conseguirmos usar pelo menos mais uma vez as coisas que consumimos, o quanto estaríamos diminuindo o lixo de casa!

RECICLAR os materiais, isto é, utilizá-los novamente para fabricar outros produtos.
Após assistir o vídeo e realizar a pesquisa, propor que os alunos confeccionem uma historia em quadrinhos sobre o tema pesquisado, desenvolvendo a criatividade e a imaginação dos alunos.

"R" de Reciclar
Após evitar consumir coisas desnecessárias, reaproveitar outras, agora é hora de pensar em reciclar. Muitos materiais podem ser reciclados e cada um por uma técnica diferente. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes é um processo mais barato do que a produção de um material a partir da matéria-prima bruta. A lata de alumínio é um exemplo do dia-a-dia de qualquer um, pois vemos que mal acabamos de tomar o refrigerante e já tem alguém interessado na latinha. Isso porque o Brasil é o número 1 em reciclagem de latinhas, e o valor do alumínio é bem atraente para aqueles que não possuem outra fonte de renda.




Atividade de caça palavras
Os 3 Rs
Vamos todos seguir os 3 Rs: Reciclar, Reduzir e Reutilizar".

Dica:
Recicle suas latas e jornais.
Reduza seu lixo.
Reutilize o que tiver.

Para fazer:
As palavras em negrito acima estão escondidas nesse caça-palavras. Você pode encontrá-las?





2º momento

Apresentar um cartaz explicativo sobre os diferentes tipos de materiais recicláveis.
















3º momento
Pedir para os alunos trazerem de casa materiais recicláveis, como garrafa pet, caixa de leite, palito de sorvete, tampinha de garrafas,..., para confecção de brinquedos feitos de sucata, pois, muitos dos materiais que jogamos fora podem ser reutilizados.
Como:
 caminhão feito com  caixa de leite



4º momento
Exposição dos trabalhos realizados em sala de aula para a comunidade escolar.

Avaliação
Observar a participação e a realização dos alunos nas atividades propostas, a fim de poder  auxiliá-los no processo de aprendizagem. Avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais  os alunos deverão: reconhecer a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente; identificar hábitos e atitudes das famílias, referente a coleta seletiva do lixo.
Recuperação: Contínua.

Fonte bibliográfica:
www.portaldoprofessor.mec.gov.br






Depoimento Leitura e Escrita

Lembro-me do meu aniversário de 8 anos. De presente muitos brinquedos e roupas. De repente, chega minha tia, atrasada, no final da festa, com um livro em mãos. Ao receber, não pude disfarçar a expressão de descontentamento. Mas, como manda a boa educação, agradeci e comecei a folhear. Estranhei. Era um livro porém não tinha letras, apenas imagens coloridas e sem sentido. Era um livro 3D. Ao ler as instruções descobrimos (meus primos e eu) a forma correta  de segurar o livro e observá-lo. E do nada, saltavam aos nossos olhos, figuras e símbolos maravilhosos.  Esquecemos o vídeo game e os jogos de tabuleiro. A sensação da festa passou a ser o livro. A partir deste dia passei a ver um livro com outros olhos, descobri que um livro é a porta para a imaginação capaz de entreter e divertir por tempo indeterminado.
            Parece incoerente dizer que meu primeiro livro, minha primeira leitura, não seja composta de palavras. Foi uma leitura diferente, de símbolos e representações que me despertaram para um novo mundo. Passei a procurar leituras diferenciadas (agora sim, composto por palavras) principalmente aventuras que despertassem em mim  a mesma sensação que tive com o primeiro livro:  a de surpresa e entusiasmo!

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Depoimento sobre leitura

A minha primeira experiência com a leitura foi na escola na qual trabalho hoje; com uma professora maravilhosa, super dedicada e paciente, a Professora Maria José, que me incentivou a ler desde muito cedo.
Minha mãe também foi peça fundamental neste processo, pois tínhamos vários lições de casa que precisávamos da orientação dos pais para realizar.
No Ensino Fundamental II, fazíamos fichas de leitura, com os livros da biblioteca da escola, era muito interessante, também fazíamos o diário como tarefa de casa, onde a professora de português lia um a um nós adorávamos, pois ela sempre deixava um recado para nós, ficávamos todos quietos, esperando para ler aquele recadinho, essa atitude dela nos incentivava muito.
A leitura hoje me proporciona um momento de relaxamento, onde posso conhecer outros países, civilizações, novas descobertas e outras realidades; descobrindo mais sobre nós mesmos.
Acredito ser um momento de auto-conhecimento, onde temos a oportunidade de refletirmos sobre nossas atitudes e pensamentos e de nos tornarmos um ser humano mais justo e solidário.
A partir da leitura desenvolvemos nossos pensamentos, nosso senso critico e reflexivo; podendo viajar em um mundo de fantasias!

Professora: Taís Fernanda Batista Montagner
                        EE Prof. Modesto Tavares de Lima
                        Itapetininga
A leitura tem grande importância em todas as disciplinas pois é por meio dela que se alcança um conhecimento.
Gosto muito de levar diferentes textos dos mesmos assuntos como : Fosseis é um tema que desperta uma curiosidade enorme nos alunos, e pode ser desenvolvido de varias formas diferentes como: filmes, documentários, reportagens e imagens animadas, essas são maneira variadas de um alunos fazer uma leitura diferente para alcançar o nosso objetivo que é levar e desenvolver o conhecimento nos nossos alunos. 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Minha experiência com a leitura e a escrita

Na época em que estudei,  não havia livros a disposição dos alunos, apenas a cartilha Caminho Suave, e foi nela que aprendi a ler e a escrever. Na minha adolescência gostava de ler gibis e livros de romance.  Já no colegial, a professora de Língua Portuguesa pedia para ler um livro por bimestre, que era cobrado na prova, então li alguns como Dom Casmurro de Machado de Assis, São Bernardo e Vidas Secas de Graciliano Ramos, que eram emprestados na biblioteca municipal. 
Hoje tenho a plena convicção o quanto é importante desenvolver em nossos alunos a competência leitora e escritora, para que estes tenham acesso a informações, a ampliação de conhecimentos e um bom desempenho no meio em que vive, sobre o qual é possível agir, discutir, realizar e avaliar. 

                                                                      Professora: Denise J. Felício
                                                                      E.E.Desembargador Bernardes Júnior
                                                                      Itapetininga -SP

Leitura e Escrita

Escrever é exteriorizar o seu mundo interior; É uma forma de expressar o sentimento mais íntimo; É tornar possível o que na realidade não é possível.
Tenho mania de ler tudo o que aparece na minha frente. E quando acho um livro ou ouço alguém falar de um, já o coloco na fila de espera para ser devorado.
Quando tinha 8 anos minha leitura preferida eram os gibis; Da quinta a oitava série os professores nos indicavam os livros da Série Vaga-lume; Aos 15 anos comecei a ler romances; Quando tive meus filhos incentivei a leitura desde a primeira infância.
Adquiri esse hábito na escola quando conheci a série Vaga-lume. Depois do primeiro livro me apaixonei pela coleção. No meu caso, creio que li o livro certo no momento certo. Afinal, a série Vaga-lume é para o público infanto-juvenil e eu me encontrava nessa fase.
Minha tia estudou até a 4ª série do fundamental; Não concluiu os estudos e nem por isso deixa de fazer sua leitura todos os dias. O meu avô aos 75 anos lia livros que tinham em média 300 páginas. Todos os dias no final da tarde ele fazia uma leitura, deixando esse exemplo para os filhos, netos e bisnetos.
Se todos pudessem ter acesso a leitura, as pessoas viveriam um processo de evolução do intelectual, do ser humilde e gentil para com o outro ; Me atrevo a dizer que a violência perderia a força e os debates para melhorar o ser e o ter, substituiriam as guerras e os conflitos em que a humanidade se encontra.
Tive exemplos de leitores em minha família e na escola coloquei-os em prática.
Acredito que quando escola e família trabalham juntos, com o mesmo objetivo, os resultados são progressivos e satisfatórios.

 Conceição G. Simões da Silva 
 Professora na E.E. Sebastião Villaça 
 Itapetininga - SP
   
Olá mechamo Jaine sou professora de Ciências na Escola Sebastião Pinto, e posso dizer que amo oque faço, a melhor coisa que existe é você perceber que poderá contribuir para a vida de crianças que serão nosso futuro. O momento mais feliz é quando vejo que um aluno aprendeu e esta usando o que ensinei, pois dessa forma vejo que minha dedicação e esforço valeu a pena.