domingo, 29 de setembro de 2013



Depoimento Leitura e Escrita

Lembro-me do meu aniversário de 8 anos. De presente muitos brinquedos e roupas. De repente, chega minha tia, atrasada, no final da festa, com um livro em mãos. Ao receber, não pude disfarçar a expressão de descontentamento. Mas, como manda a boa educação, agradeci e comecei a folhear. Estranhei. Era um livro porém não tinha letras, apenas imagens coloridas e sem sentido. Era um livro 3D. Ao ler as instruções descobrimos (meus primos e eu) a forma correta  de segurar o livro e observá-lo. E do nada, saltavam aos nossos olhos, figuras e símbolos maravilhosos.  Esquecemos o vídeo game e os jogos de tabuleiro. A sensação da festa passou a ser o livro. A partir deste dia passei a ver um livro com outros olhos, descobri que um livro é a porta para a imaginação capaz de entreter e divertir por tempo indeterminado.
            Parece incoerente dizer que meu primeiro livro, minha primeira leitura, não seja composta de palavras. Foi uma leitura diferente, de símbolos e representações que me despertaram para um novo mundo. Passei a procurar leituras diferenciadas (agora sim, composto por palavras) principalmente aventuras que despertassem em mim  a mesma sensação que tive com o primeiro livro:  a de surpresa e entusiasmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário