domingo, 29 de setembro de 2013

Situação de aprendizagem "3RS"

Grupo 1
Situação de aprendizagem: Os 3 RS
Eixo temático: Ser humano e saúde
Conteúdo: O consumo consciente e a importância dos  3Rs
Publico alvo: 6º ano
Tempo previsto: 6 aulas
Objetivos:
● Reconhecer a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente.

● Identificar hábitos e atitudes das famílias, referentes à coleta seletiva do lixo.

● Aprender a separar o lixo a partir de atitudes simples no cotidiano.

●Produzir e divulgar cartazes para conscientizar toda comunidade escolar sobre a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente.

Habilidades:
● Ler e interpretar textos sobre a importância dos 3 Rs.
● Reconhecer ou representar por meio de diferentes linguagens, características de locais poluídos.
● Identificar e argumentar sobre as vantagens dos principais métodos de coleta e destinação de lixo, tendo como parâmetro a preservação ambiental e a saúde coletiva.
● Identificar e caracterizar os principais métodos de coleta e destinação do lixo.
● Identificar as condições que facilitam ( ou dificultam) o processo da reciclagem do lixo, bem como as vantagens ambientais do reaproveitamento dos materiais nele presentes.
Recursos utilizados: multimídia, papel sulfite, canetinhas, lápis, régua, borracha, matérias recicláveis, cola, tesoura, barbante, lápis de cor.
Desenvolvimento
1º momento
Utilizar o espaço da “roda de conversa” para motivar os alunos, para isso organiza-los em um círculo, afastando as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, utilizando a multimídia para assistir o vídeo com a turma.



Turma da Mônica- Um plano para salvar o planeta.
Esse vídeo fala sobre a importância de preservar a natureza, porém, a personagem Dorinha chega com uma má notícia. Mesmo sem enxergar, ela sabe que o Cascão voltou a ficar sujo, mais ainda do que era antes. O efeito da poção criada por Franjinha era apenas temporário. Logo em seguida, Chico Bento encontra com o grupo e reclama de mais uma pescaria fracassada. Eles, então, descobrem que a poluição alcançou até a roça. Com todos esses acontecimentos, a turma entende que a solução para preservar a natureza são os três “R”s: reduzir, para gastar menos; reutilizar, para aproveitar coisas que seriam jogadas fora; e reciclar, para usar novamente o que virou lixo. Esse é o plano para salvar o planeta. 
Após a exibição do vídeo, conversar com os alunos sobre o conhecimento deles sobre reduzir, reciclar e reutilizar.
● O que é reciclar?

● Qual a importância da reciclagem do lixo para o meio ambiente?

● Qual a diferença entre reciclar, reduzir e reutilizar?

Vamos ajudar a salvar o planeta!

 Você sabia que existem formas de diminuir o volume de lixo produzido e ajudar a preservar o meio ambiente? São atitudes importantes, que todas as pessoas devem ter:
Propor uma pesquisa no acessa escola, juntamente com os alunos acessar o site abaixo no sobre os 3 Rs.



REDUZIR o volume de lixo produzido;
"R" de Reduzir
O primeiro passo para diminuir a quantidade de lixo é sem dúvida reduzir o que consumimos. Consumir não é necessariamente adquirir alimentos, e sim produtos para qualquer finalidade. Muitas vezes compramos coisas das quais não precisamos, e ficamos dias, meses e anos acumulando "tranqueiras" quando um belo dia decidimos renovar tudo (principalmente na passagem do ano, não é?) e jogamos todas as nossas "tranqueiras" fora.
Uma outra forma que aumentamos o lixo de casa sem muitas vezes perceber é comprando produtos revestidos com muitas embalagens que no final jogamos fora, ou com embalagens não recicláveis, por exemplo o isopor.
Então por que não pensamos um pouquinho mais quando fazemos compra, se realmente precisamos das coisas que compramos, pois além de diminuir o lixo, muitas vezes estaremos economizando!


REUTILIZAR tudo o que for possível, em vez de jogar fora;

"R" de Reutilizar
Após pensarmos em reduzir o que consumimos podemos agora procurar reutilizar as coisas antes de jogá-las fora. Podemos reaproveitar os potes de sorvete para guardar comida, fazer arte com garrafas de refrigerante ou jornal, por exemplo papel machê. Imagine se conseguirmos usar pelo menos mais uma vez as coisas que consumimos, o quanto estaríamos diminuindo o lixo de casa!

RECICLAR os materiais, isto é, utilizá-los novamente para fabricar outros produtos.
Após assistir o vídeo e realizar a pesquisa, propor que os alunos confeccionem uma historia em quadrinhos sobre o tema pesquisado, desenvolvendo a criatividade e a imaginação dos alunos.

"R" de Reciclar
Após evitar consumir coisas desnecessárias, reaproveitar outras, agora é hora de pensar em reciclar. Muitos materiais podem ser reciclados e cada um por uma técnica diferente. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes é um processo mais barato do que a produção de um material a partir da matéria-prima bruta. A lata de alumínio é um exemplo do dia-a-dia de qualquer um, pois vemos que mal acabamos de tomar o refrigerante e já tem alguém interessado na latinha. Isso porque o Brasil é o número 1 em reciclagem de latinhas, e o valor do alumínio é bem atraente para aqueles que não possuem outra fonte de renda.




Atividade de caça palavras
Os 3 Rs
Vamos todos seguir os 3 Rs: Reciclar, Reduzir e Reutilizar".

Dica:
Recicle suas latas e jornais.
Reduza seu lixo.
Reutilize o que tiver.

Para fazer:
As palavras em negrito acima estão escondidas nesse caça-palavras. Você pode encontrá-las?





2º momento

Apresentar um cartaz explicativo sobre os diferentes tipos de materiais recicláveis.
















3º momento
Pedir para os alunos trazerem de casa materiais recicláveis, como garrafa pet, caixa de leite, palito de sorvete, tampinha de garrafas,..., para confecção de brinquedos feitos de sucata, pois, muitos dos materiais que jogamos fora podem ser reutilizados.
Como:
 caminhão feito com  caixa de leite



4º momento
Exposição dos trabalhos realizados em sala de aula para a comunidade escolar.

Avaliação
Observar a participação e a realização dos alunos nas atividades propostas, a fim de poder  auxiliá-los no processo de aprendizagem. Avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais  os alunos deverão: reconhecer a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente; identificar hábitos e atitudes das famílias, referente a coleta seletiva do lixo.
Recuperação: Contínua.

Fonte bibliográfica:
www.portaldoprofessor.mec.gov.br




2 comentários:

  1. Sua situação de aprendizagem ficou ótima! Trabalhou experimentos,a leitura, a escrita e usou de Tecnologia da Informação e Comunicação.

    Parabéns!!

    Conceição Gonçalves

    ResponderExcluir
  2. Minha sugestão para enriquecer a situação de aprendizagem é que os alunos aprendam a fazer sabão caseiro seguindo o roteiro da receita abaixo:

    Materiais:
    5 litros de óleo cozinha usado
    2 litros de água
    200 mililitros de amaciante
    1 quilo de soda cáustica em escama

    Preparo:
    Coloque cuidadosamente a soda em escamas no fundo de um balde.
    Depois, coloque a água fervendo.
    Mexa até diluir todas as escamas da soda.
    Adicione o óleo e mexa.
    Adicione o amaciante e mexa novamente.
    Jogue a mistura em uma forma e espere secar.
    Corte o sabão em barras.

    ATENÇÃO: A soda cáustica pode causar queimaduras na pele. O ideal é usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura. E sempre ter o acompanhamento de um adulto durante o preparo.

    Após o experimento cada aluno poderá levar para casa um pedaço do sabão e dar de presente para sua mãe junto com a receita acima.


    Objetivo: Fazer com que o aluno leve para a comunidade a importância e os benefícios do ato de reciclar. Evitando o desperdício, a poluição de rios e adquirindo o produto final de uma forma mais econômica e sustentável.

    ResponderExcluir